Mosquitos incomodam e não é pouco. Mantê-los longe, portanto, é um desejo de todos. E é, também, uma necessidade, já que podem transmitir doenças.
A verdade é que nada substitui um controle de pragas profissional, como o oferecido por empresas como a dedetizadora Insetan. Ele, além de mais eficiente, é bem mais prático (que tal solicitar o orçamento grátis? Clique aqui)
De todo modo, separamos algumas dicas que podem ajudar sua família ficar longe desses insetos tão incômodos. Confira:
1. Matador de mosquitos tradicional
O matador tradicional, normalmente feito de metal/plástico mais grosso que o mata-moscas tradicional, é montado na extremidade de um arame grosso semelhante ao de molas. Isso aumenta dramaticamente suas chances de matar um inseto parado ao elevar o impulso do matador.
Não tem um matador em mãos? Você pode tentar:
- Usar qualquer item que aumente a extensão do seu braço e faça-o bater om mais agilidade. Experimente um jornal/revista enrolados.
- Bata palmas. Isso mesmo, mate o inseto voador batendo palmas. Usar as duas mãos é mais eficiente que utilizar uma só, já que o ar vindo de cada parte do corpo irá jogar o mosquito para a palma oposta.
2. Repelente contra Mosquitos
Manter mosquitos longe do corpo é a melhor maneira de evitar a picadura. Use repelentes em pedaços descobertos de pele e em suas roupas quando você estiver fora de casa, especialmente durante o dia. Ao usar protetor solar, aplique-o antes de passar o repelente.
- Repelentes contendo de 30% a 50% de DEET (N.N-Dietil-m-Toluamida) são os mais populares de todos, e são recomendados para adultos e crianças com mais de 2 meses de idade, permanecendo eficientes por várias horas. Repelentes com baixas quantidades de DEET oferecem proteções de curto-prazo, e precisam ser aplicados de forma regular.
- Repelentes contendo até 15% de picaridina, que precisam ser aplicados regularmente, podem ser encontrados no Brasil. A picaridina não tem odor, passa uma sensação agradável e não plastifica como o DEET. Estudos demonstram que ele repele mosquitos tão bem quanto o DEET, e pode ser aplicado em crianças maiores de 2 meses.
- Proteja crianças com menos de 2 meses de idade ao usar um carrinho protegido com redes, em vez de usar repelente.
3. Use um repelente para mosquitos feito de óleos
O uso seguro de repelentes manufaturados quimicamente através da combinação de compostos sintéticos em laboratório vem sendo questionado, e há muitas soluções naturais que substituem tais fórmulas. O óleo de citronela, o óleo de canela e o óleo de rícino aparentemente mantêm mosquitos longe. A maioria dos repelentes naturais exige aplicação mais frequente que os componentes químicos.
- O óleo de eucalipto limão é vendido com o nome de Repel. Repel é uma fórmula contendo 40% de óleo de eucalipto e possui um agradável aroma. Ele não possui propriedades plastificantes. Também é eficiente para repelir carrapatos.
- O óleo da árvore do chá é outro repelente natural útil. Procure por repelentes comerciais que o possuem.
- Experimente sabões repelentes. Pesquisadores da Austrália e da China vem trabalhando muito nas últimas décadas para encontrar um repelente competente e conseguiram elaborar sabões assim. O sabão é um produto completamente natural feito de um grupo de poderosos óleos naturais que podem ajudá-lo a mantê-lo safo do ataque de mosquitos durante acampamentos ou no trabalho.
4. Utilize roupas folgadas e que cubram seu corpo para se proteger dos mosquitos
Camisetas de mangas compridas e calças longas lhe protegerão de mosquitos quando você estiver fora de casa. Cobrir a pele é vital para repelir mosquitos.
- Você também pode borrifar repelentes contendo permetrina ou outros compostos químicos do gênero nas roupas para obter maior proteção. Não use permetrina diretamente em sua pele.
- Evite usar roupas escuras e pesadas em climas quentes. Mosquitos são atraídos por corpos quentes – portanto, permanecer com o corpo gelado é um jeito eficiente de evitar picadas. Os mosquitos também parecem gostar de preto, azul e vermelho.
- Não use perfumes quando sair de casa em estações de mosquitos. Mosquitos são atraídos pelo suor, mas o ato de suar pode mascarar compostos que atraem ainda mais os insetos – como perfumes.
5. Use redes contra mosquitos para se proteger à noite
Se você estiver dormindo numa área infestada por mosquitos, pegue uma rede e passe-a ao redor da cama/colchão, deixando-a chegar até o chão em todos os lados. Esse é o único jeito eficiente de realmente impedi-los de picá-lo, especialmente se houver janelas ou portas abertas no local.
- Verifique a rede para encontrar buracos regularmente. Até mesmo redes longas podem conter buracos, que servem de entrada para os mosquitos.
- Certifique-se de que você não esteja tocando na rede durante o sono.
- Canis e outros refúgios para animais também devem ser cobertos por redinhas quando houver uma infestação de mosquitos.
6. Remova qualquer fonte de água parada em seu quintal
Mosquitos normalmente são atraídos pela água, especialmente a parada. Exemplos de lugares em que mosquitos se procriam incluem pneus velhos, poças em estradas, calhas entupidas, lagos não-filtrados, vasos vazios e qualquer item que possa segurar água por mais que alguns dias .
- Use uma vassoura para distribuir a água de pequenas poças em superfícies lisas. Use um sifão para lidar com poças maiores.
- Se você perceber que os mosquitos se procriam em água parada de buracos de rua, falhas de drenagem, poças ou outras coisas que fujam de seu controle, ligue para a autoridade pública responsável para explicar o problema.
- Se não for possível remover a fonte de água em particular, coloque um pouco de grãos de Bacillus thuringiensis israelensis (BTI) na água. O BTI é uma espécie de bactéria que funciona como larvicida e mata as larvas de mosquitos numa janela de tempo de um mês. Além do mais, a substância é atóxica para crianças e animais .
7. Agora, a dica mais incrível, por ser pouco conhecida: plante alho ao redor de sua casa
A ciência ainda não comprovou que comer alho diariamente repele mosquitos. Porém, algumas pessoas acreditam que ele tem capacidade de ser usado como barreira. Visto que o alho é delicioso, não deve ser prejudicial cultivá-lo. Ainda assim, não confie nele como a única fonte repelente de pestes.
- Plante alho ao redor de sua casa para repelir mosquitos. Ele pode ser integrado ao redor de sua casa, nos balcões, etc.
- O alho em pó de seu mercadinho local, se espalhado por todo quintal, pode criar um ótimo repelente de mosquitos. Espalhe um pouco mais na varanda e no pátio. Isso pode proteger animais de estimação se eles dormirem em tais áreas
Mais dicas contra os mosquitos? Temos!
- Lençóis mais secos (passados ou secos) comprovadamente, segundo múltiplos estudos, não diminuem o efeito ou o número das picadas de mosquitos.
- Se você vive (ou viajou a uma área em que) num lugar com uma infestação particularmente grande de mosquitos, considere comprar redinhas.
- A lavanda é ótima para repelir mosquitos, assim como o óleo de lavanda.
- Use citronela.
- Pendurar sacos plásticos fechados e claros de água com uma pequena entrada em qualquer lugar desejado capturará moscas, e não mosquitos, abelhas, vespas ou pulgas.
- Use as redes de mosquitos tratadas e não-tratadas para manter os insetos longe.
Também é importante saber:
- Velas/óleo de citronela em tochas tiki podem não funcionar de maneira tão diferente quanto velas que emitem calor, umidade e dióxido de carbono – elementos que atraem mosquitos.
- Teorias de Vitamina B são interessantes (e a Vitamina B não causa mal à maioria das pessoas). Porém, as teorias da eficiência da vitamina no combate aos mosquitos permanecem incomprovadas.
- Algumas vezes, mosquitos desenvolvem imunidade a certas marcas de repelente
Fonte: Panorama