Os piolhos de livros, como são conhecidos os Psocoptera ou Corrodentia, não são muito conhecidos por infestações. Mas foi justamente o que aconteceu no apartamento de um leitor que nos pediu ajuda.
Um leitor do Blog da Insetan enviou uma dúvida sobre piolhos de livros. Na mensagem, ele diz que a casa onde vive está infestada e que, inclusive, já aplicou spray, na tentativa de eliminá-las. No entanto, ele conta, “depois de sete dias, eles continuam aparecendo pelas paredes. Joguei muita coisa fora, como caixas”. O apartamento onde vive é novo e, segundo ele, a umidade na cidade onde mora está muito alta, pois está chovendo bastante nessa época do ano.
Os Psocoptera são erroneamente chamados de piolho-de-livros, uma vez que não são parasitas. Quando em pequenos números, as espécies de psócidos encontrados dentro de casas podem ser aspirados ou coletados com um pano molhado.
A bióloga e responsável técnica da Insetan, confirma que este tipo de inseto prefere ambientes mais úmidos, onde conseguem encontrar, facilmente fungos, para alimentação. Ela explica para o controle efetivo deve-se, antes, descobrir a origem da infestação. “São comumente originados de fundos de armários embutidos que possuem contato com umidade e alta reprodução de fungos”, detalha. Ela salienta ainda, que a aplicação deve ser ampla e focar de forma mais incisiva o local de origem. “O produto domissanitário a ser utilizado deve ser prescrito pelo responsável técnico da empresa controladora assim como determinação da metodologia adequada”, alerta.
Clique aqui e envie sua dúvida para o Blog da Insetan