Seja bem-vindo à seção “Pergunte ao Especialista”. Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre insetos e pragas urbanas. Mande suas perguntas para a gente!
Neste post vamos esclarecer duas dúvidas enviadas por e-mail pela Eliane, de São Paulo. Ela nos questionou sobre as medidas de proteção adotadas em sua casa para combater os ratos. Após receber nosso retorno surgiu a dúvida sobre como higienizar objetos que provavelmente entraram em contato com os roedores. Veja abaixo as dúvidas e suas respectivas respostas.
Dúvida:
Encontrei cocô de rato em casa, limpei tudo e fechei todas as janelas e ralos. No dia seguinte vi que o ralo do banheiro de serviço estava aberto, mas não tem coco de rato em casa. Isso significa que ele foi embora?
Pergunta enviada por Eliane.
Resposta:
O deslocamento ativo de roedores da espécie Rattus novergicus pode ser realizado através de encanamentos podendo até mesmo sair pelo vaso sanitário. Quanto à biologia do roedor podemos ou não observar sua atividade sanitária na área em que há atividade. A ausência de fezes no local só é indício de inatividade de roedores caso não haja nenhum outro indício na área.
Recomendo que realize uma desratização na área externa para que você tenha um controle completo da área. Procure uma empresa séria e regulamentada em sua cidade e realize um controle de roedores em sua residência. Além disso mantenha os ralos fechados e parafusados para evitar sua entrada de área circunvizinhas.

Dúvida:
Vedei o ralo e vou mandar instalar telas para inseto na janela, a fim de evitar que ele escale os encanamentos de gás que correm paralelos à janela. Já limpei todo o chão da casa e os móveis da cozinha com Lisoform e lavei a louça que estava fora dos armários com cândida. As roupas que estavam expostas na área de serviço foram lavadas com água quente (60 graus na máquina de lavar). Alguma outra indicação de assepsia? É necessário jogar fora a comida que estava dentro dos armários (biscoitos, chocolates, pacote de feijão, açúcar, farinha)?
Pergunta enviada por Eliane.
Resposta:
Você realizou as medidas de higiene adequadas, assim como implantou barreiras físicas impeditivas ao livre deslocamento dos ratos. Quanto aos alimentos que estavam nos armários não há necessidade de descartá-los se as embalagens estiverem intactas, pois encontravam-se em local fechado.