Baratas: acabe com elas de uma vez por todas

Como afastar as baratas da minha casa?

Curiosidade ou não, a definição do melhor e mais eficaz controle de baratas é aquele onde identificamos qual barata vamos “atacar”.

Você sabia que cada espécie de baratas possui características e hábitos diferentes?

Pois é… A barata conhecida como voadora ou de esgoto é a barata americana (Periplaneta americana). Ela possui cerca de 3 centímetros e é uma das que mais preocupam especialistas em saúde, pois está presente em lixões, cemitérios, galerias subterrâneas, fossas, ralos, cisternas, feiras, supermercados, por exemplo. Além disso, é considerada praga urbana por transmitir doenças à população das cidades.

Nem todas as baratas são pestes

“Como assim?!”, você deve estar se perguntando. Mas é isso mesmo que você leu. Nem todas as baratas são consideradas ameaças à saúde humana. Para ser mais específico, apenas uma pequena parcela (entre de 25 e 30 espécies) de todas as 4 mil que já foram catalogadas vivem nas cidades. E desse total de 4.000 espécies, apenas 0,1% (ou seja, apenas 4) são consideradas pragas urbanas. O restante possui papel importante, prestando serviço à natureza e, pasmem: muitas espécies de baratas possuem modo de vida limpo.

Faça o seu orçamento grátis para Dedetização de Baratas em Minas Gerais

Como identificar as baratas mais comuns e como evitar o aparecimento de espécies que oferecem risco à saúde

A primeira delas e a mais comumente encontrada no Brasil é a Blatella germanica. Elas estão geralmente em lugares próximos a uma fonte de alimentos, como a cozinha.
Também conhecida por barata alemã, paulistinha, baratinha, francesinha e outra porção de nomes, essa espécie se prolifera com muita facilidade. Uma das características desta espécie é o seu pequeno tamanho. Quando ninfa, pode medir apenas 0,5 milímetro. As adultas possuem cerca 10 e 15 milímetros.

Normalmente, por conta do tamanho, as baratinhas (principalmente as ninfas), passam despercebidas aos nossos olhos e se abrigam em pequenas frestas como: azulejos quebrados, batentes de portas, armários, prateleiras de madeira, vãos, conduítes, abaixo da geladeira, atrás de pias, balcões, interior de motores de aparelhos etc.

O mais comum, no entanto, é que elas fiquem em lugares onde há manipulação de alimento e umidade, como a cozinhas e banheiros.

Uma outra barata muito conhecida pelos brasileiros é a Periplaneta americana. Ela é bem maior que a Blatella germanica, e é dotada de asas. Apesar de serem encontradas em vários países de clima tropical (que tem clima mais quente), a ‘barata voadora’ também foi encontrada no nordeste dos EUA (em NYC) e no sul do Canadá (em Montreal). Isso porque são facilmente transportadas e resistentes às condições mais difíceis de vida.

Doenças transmitidas pelas baratas

Devido a grande capacidade de deslocamento e veiculação de microorganismos que permanecem aderidos em toda superfície de seu corpo, as baratas são transmissoras de diversos patógenos causadores de enfermidades, como:

  • Hepatite
  • Salmonelose
  • Tuberculose
  • Hanseníase
  • Conjuntivites
  • Dentre diversas outras.

Controle de Baratas Profissional

A manipulação ambiental é fator primordial para que o ambiente torne-se menos atrativo e propício ao alojamento e proliferação de baratas.

Abaixo você encontra algumas medidas ambientais importantes nesse processo de controle:

  • Eliminar alimento, água e abrigo é o primeiro passo para evitar baratas ou, pelo menos fazer de seu ambiente, um lugar menos atraente para este inseto.
  • Higienização de resíduos de alimentos que por ventura possam cair durante o processo de alimentação ou até mesmo durante a produção do alimento.
  • Guardar alimentos em vasilhas fechadas
  • Não deixar nenhum tipo de vasilhame sujo na pia;
  • Retirar o lixo regularmente e mantê-lo sempre fechado;
  • Não guardar ou acumular caixas velhas e jornais;
  • Limpar espaços existentes na parte inferior e traseira de aparelhos como fornos, torradeiras, filtros, micro-ondas, fogões, geladeiras, etc;
  • Declarar guerra a quem come em quartos e salas (se isso não for possível, certifique-se de que o ambiente foi limpo devidamente, retirando migalhas, imediatamente após comer);
  • Identificar e reparar vazamentos de água que possam ser geradores de umidade;
  • Vedar eventuais frestas, lacunas, rachaduras, buracos ou outras entradas e pontos de acesso através do qual, as baratas (e também outras pragas), podem entrar em sua casa;
  • Não armazenar lenha ou outros detritos perto de casa. Reduza os possíveis abrigos para baratas.
Dedetização - Baratas: acabe com elas de uma vez por todas
Dedetização - Baratas: acabe com elas de uma vez por todas

Conheça sobre os tipos de baratas

Barata francesinha ou barata de cozinha – Blatella germanica

Campeã de proliferação, as pequenas baratas francesinhas constituem-se, sem sombra de dúvidas, na praga doméstica que maior preocupação leva aos proprietários de estabelecimentos alimentícios. Recebe também o nome paulistinha e pode ser diferenciada das demais espécies de baratas pelo seu pequeno tamanho (1,5 a 3,0 centímetros de comprimento) e por possuir duas faixas longitudinais mais escuras no escudo protetor da cabeça (pronoto).

As fêmeas carregam consigo o estojo de ovos até quase o momento da eclosão e produzem de quatro a oito ootecas durante sua vida. Dentro de cada uma delas, existem de 30 a 48 novas “baratinhas” que 28 dias após sua formação inicial, saem da ooteca. Há cerca de 6 ou 7 estágios ninfais até a idade adulta; esse período varia de 40 a 125 dias, dependendo das condições ambientais e outros fatores como uma dieta favorável. A duração da fase adulta pode chegar a um ano, mas via de regra, essa barata morre antes disso por várias causas costuma esconder-se em grandes grupos, em lugares próximos à fonte de alimento e à umidade, o que faz das cozinhas o seu lugar preferido. Preferem alimentos fermentados e resíduos de bebidas.

Os adultos podem viver até um mês sem alimentos, desde que haja água, mas as ninfas só resistem 10 dias ao jejum total. Sem água, os adultos morrem em duas semanas.

Barata de esgoto – Periplaneta americana

Maior barata entre as espécies domésticas. Podem chegar a 4 ou 5 centímetros de comprimento e tem uma característica cor de pinhão (marrom avermelhado), com uma borda amarelo vivo no escudo protetor da cabeça (pronoto). As asas dos machos ultrapassam um pouco o comprimento do abdome e nas fêmeas, as asas têm o mesmo comprimento do corpo (por isso, muitas vezes são conhecidas como “baratas voadoras”). Deposita sua ooteca apenas um dia após ser formada e procura colocá-la sempre próximo a uma fonte de alimento, em pontos protegidos.

Às vezes as fêmeas prendem as ootecas em alguma superfície, usando secreções de sua boca. As ootecas são formadas na mesma fêmea à razão de uma por semana, de 15 a 90 semanas seguidas. Cada uma dessas cápsulas contém entre 14 a 16 ovos que vão eclodir aproximadamente entre 50 a 55 dias, dependendo de fatores ambientais. As jovens ninfas que emergem da ooteca vão sofrer entre 9 e 15 ecdises antes de atingirem a maturidade, o qual leva 160 a 971 dias, novamente dependendo de certas condições. Habitam locais com alto grau de umidade como ralos, caixas e toda rede de esgoto.

Uma verdade incontestável: ninguém gosta de baratas. Elas, além de nogentas, podem ser muito nocivas às saúde. Para você entender melhor o perigo que elas oferecem para sua saúde, confira abaixo o conteúdo especial que preparamos para você. Aproveite e descubra como se faz a dedetização de baratas e como eliminar esse inseto de uma vez por todas.

Conheça mais detalhes sobre o serviço de Dedetização de Baratas

Controle de Baratas – De todo modo, se as baratas já tiverem entrado em sua casa, o melhor a se fazer é chamar algum especialista para ajudar.

Nesse caso, conte com a Insetan nessa operação de caça às baratas, a maior e mair tradicional empresa mineira do segmento. Para solicitar um orçamento, clique preco-e-contato. Se preferir, pode entrar em contato pelo WhatsApp ou pelo telefone (31) 3423-2500

Dedetização - Baratas: acabe com elas de uma vez por todas

Insetan – Dedetizadora em Belo Horizonte . Minas Gerais

A partir de janeiro de 2023, a Insetan passa a fazer parte do grupo Expell, dando continuidade aos serviços de controle de pragas, e incorporando também atividades de limpezas técnicas, como calhas, coifas e desentupimentos, e também de higienização.

A Insetan já atua no mercado de controle de pragas e saúde ambiental desde 1959, e agora passa a fazer parte de um novo projeto, que incorpora também as empresas ByControl, ByFacilities e Real, empresas de competência reconhecida, e qualidade certificada pelos órgãos competentes.

Com isso, a Expell já nasce sendo a maior empresa do segmento em Minas Gerais. Veja mais

Orçamento Grátis para Dedetização em Minas Gerais

Para se manter longe de doenças e desconfortos causados por pragas, entre em contato conosco para dedetização, limpezas técnicas e desentupimentos.

A prevenção de infestações por pragas é a melhor maneira de cuidar de sua saúde.