Características
Pertencem à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos. Vivem em colônias, formam níveis avançados de sociedade, e são pragas na fase adulta. As formigas podem ser pragas (formigas cortadeiras) ou inimigos naturais (formigas predadoras)
1.1 Formigas predadoras
As formigas predadoras têm diversas colorações e a reentrância no topo de sua cabeça não é profunda.
1.2 Formigas cortadeiras
As formigas cortadeiras têm coloração amarronzada e no topo de sua cabeça possuem uma reentrância pronunciada. Atacam as plantas em qualquer fase de desenvolvimento e são de difícil controle. Cortam as folhas, flores e ramos tenros das plantas para o cultivo do fungo simbionte, sua verdadeira fonte de alimento, que exige grande quantidade de material vegetal. As principais formigas cortadeiras são as formigas saúvas e as formigas quém-quéns.
1.2.1 Formigas saúvas
Pertencem ao gênero Atta e possuem ninhos com grande quantidade de terra solta e três pares de espinhos no seu dorso
1.2.2 Formigas quém-quéms
Pertencem ao gênero Acromyrmex e possuem quatro pares de espinhos no seu dorso e seus ninhos são pequenos. 2. Danos:
Atacam intensamente e constantemente as plantas em qualquer fase de seu desenvolvimento, cortando suas folhas, flores, brotos e ramos finos, que são carregados para o interior de seus ninhos sob o solo.
3. Controle
3.1 Controle Cultural-Movimentação do solo, nos locais dos formigueiros, para destruí-los .
– Realizar canais de terra ou canaletas ao redor dos canteiros, cheios de água e gotas de detergente neutro.
– Revestir o caule das plantas com cones invertidos de latas, folhas metálicas ou saias plásticas para impedir a subida das formigas.
– Uso de garrafas de plástico para proteger plantas jovens e mudas recém-plantadas.
– Cinzas: As cinzas de madeira atuam como repelente das formigas. Devem ser misturadas com água e aplicadas sobre as plantas ao final da tarde.
3.2 Plantas repelentes
– Cultivo permanente de batata-doce ao redor da horta ou entre canteiros, pois o látex que escorre da rama, quando é atacada pela formiga cortadeira, causa repelência à praga.
Cultivo de gergelim (Sesamum indicum) ao redor da horta, já que as substâncias químicas presentes neste vegetal afetam negativamente a vida das saúvas.
3.3 Inseticidas botânicos
-Agave: Pegue três folhas de agave (Agave americana L. e Agave atrovirens), macere e misture com água. Depois é só localizar a entrada do formigueiro e despejar o preparado. Ele reduz o desenvolvimento das formigas dentro do próprio formigueiro.
-Óleo de nim: É um composto natural extraído a frio das sementes da árvore do Neem (Azadirachta Indica). Fazer a aplicação à tarde, pois é um produto fotossensível, quanto menos luminosidade solar estiver, maior será sua ação.
–Extrato fumo (Nicotiana tabacum). A nicotina é um alcalóide que se obtém através do fumo, principalmente das folhas; é um poderoso inseticida, devido a sua ação tóxica nos insetos.
-Extrato das flores do piretro (Chrysanthemum cinerariaefolium). Atacam o sistema nervoso de todos os insetos. Quando usadas em quantidades menores atuam como repelentes. São biodegradáveis, especialmente em contato com a luz.
-Mamona (Ricinus communis). As folhas reduzem o crescimento dos fungos do formigueiro, atribuindo-se isto à presença de ricinina.
–O Óleo de andiroba (Carapa guianensis) extraído das sementes tem propriedades inseticidas de controle sobre as formigas e o fungo.
3.4 Isca atrativaSão compostas de um material que atrai a formiga, como polpa de laranja ou bergamota desidratada, um ingrediente tóxico para as formigas e transformados em pequenas partículas chamadas de pellets. Devem ser distribuídas nos carreiros ou trilhas próximas à entrada.
Fonte: http://blog.mundohorta.com.br/controle-pragas-formigashymenoptera/