Seja em casa ou no campo, os insetos sempre estão por perto e, na maioria das vezes, nos incomodando. No verão, a situação se agrava pelo aumento considerável de indivíduos, graças ao período de reprodução que inicia-se em meados de setembro.
E quem sofre mais com o assédio destas pragas são as crianças, que possuem o organismo mais sensível e a pele mais fina. Desta forma, reações alérgicas como vermelhidão, calombos e até feridas são comuns de acontecerem. Em alguns casos, a situação pode ser mais grave ainda e o ataque de animais peçonhentos, como escorpiões e cobras ou insetos como pernilongos, abelhas e vespas podem causar grandes transtornos e até a morte, em alguns casos.
Como prevenir dos ataques de insetos?
A preocupação principal de qualquer pai é com a segurança dos filhos. E não existe muito segredo para proteger as crianças das pragas urbanas. Cortinados para cama, higiene nos ambientes com manuseio de alimentos e manutenção do Controle Integrado das Pragas Urbanas é essencial para deixar o ambiente seguro.
Veja algumas dicas para se contratar uma empresa desse ramo.
Hoje em dia, com o avanço tecnológico, as formulações químicas de inseticidas estão menos agressivas do que há alguns anos. E, na maioria das vezes, a família pode voltar para casa algumas horas depois dos produtos serem aplicados por profissionais qualificados. No entanto, é necessário deixar o local bastante arejado antes do retorno de crianças, idosos e pessoas com histórico alérgico.
Saiba mais sobre os períodos para se retornar ao ambiente após a dedetização
Os repelentes de tomada, que aquecem uma substância nociva aos insetos, podem ser bastante úteis para evitar ataques durante a noite. É recomendado instalar o aparelho na parede oposta à cama da criança.
Durante o dia, em lugares abertos e no campo, uma alternativa é a utilização de repelentes em gel, spray ou creme. Existem produtos indicados para cada faixa etária, portanto, é aconselhável consultar o médico pediatra para obter indicações específicas e evitar casos de intoxicação ou alergias.
Veja outras informações sobre os repelentes de tomada
Repelentes naturais
Para quem tem intolerância a certos produtos ou prefere utilizar métodos naturais para afugentar estes insetos, vale tentar essa dica. Muitas pessoas cortam uma laranja ao meio e colocam cravos-da-índia sobre as metades da fruta para manter os mosquitos longe. Vale tentar!
Com informações da Revista Crescer e Equilíbrio e Saúde, da Folha.com