O tempo esquentou, a umidade relativa do ar aumentou e . . . em breve os cupins podem visitar a sua casa

Revoadas de “aleluias”, em torno de luzes e holofotes, costumam despertar a curiosidade e chamar a atenção. O que nem todo mundo sabe é que essas aleluias, na verdade, são cupins alados. E é nessa revoada que eles saem de suas colônias originais e buscam parceiros para o acasalamento e formação de uma nova colônia, gerando infestações que podem custar muito caro para quem tem peças de madeira em casa.

Sazonalidade: quando as infestações costumam acontecer?

No Brasil, o aumento das infestações se dá entre a primavera e verão, quando temperatura e umidade começam a aumentar. O clima desse período é propício à reprodução desses insetos, que acaba aumentando sua população de maneira considerável.

Os prejuízos que esta praga urbana consegue causar são muito grandes e o controle não é nada fácil. De tão sensível, aliás, a recomendação é que seja feita por um profissional.

Dicas para identificar e evitar os cupins

Cupins se alimentam de celulose, ou seja, onde tem madeira, tem um potencial ponto de infestação.

Evitar que os cupins entrem em casa é uma alternativa eficiente para evitar problemas futuros, e isso deve ser feito o quanto antes, quando os insetos ainda estão em sua forma alada. Como? Através de barreiras físicas. O uso de telas em janelas, por exemplo, pode ser uma arma eficiente para não permitir a entrada de cupins e outros insetos.

O que mais pode ser feito? Cuidado com os inseticidas. O melhor é sempre contar um profissional especializado

Apesar de existirem inseticidas que ajudam a eliminar os cupins por conta própria, estes produtos apenas resolvem o problema que está aparente, ou seja, a aplicação desses produtos não será efetiva no controle, agindo apenas de forma paliativa e podendo em muitos casos agravar a infestação.

Controles paliativos eliminam apenas os indivíduos que você consegue ver, os demais que estão na colônia continuarão a se alimentar daquela madeira. Infestações de cupins subterrâneos, por exemplo, só conseguem ser controladas com técnicas diferenciadas e ações voltadas aos hábitos de cada espécie.

Por tudo isso, para resolver o problema, o melhor é sempre contar com um profissional especializadado. E isso você encontra na maior e mais tradicional empresa mineira do segmento, a Insetan.

Para solicitar um orçamento gratuito para descupinização em Minas Gerais, clique preco-e-contato.