Muita gente usa o termo desinsetizar quando precisa se livrar de pragas urbanas e procuram uma empresa de Controle de Pragas para resolver os problemas de infestação por estes animais e nessas horas, a dúvida:

Desinsetizar (desinsetização) ou Dedetizar (dedetização)?

Os dois são corretos, mas vale a pena aprender a origem das duas formas.

O termo “dedetizar” teve origem a partir da sigla DDT, que é a abreviação do composto Dicloro-Difenil-Tricloroetano, um pesticida desenvolvido em 1874 e utilizado como nunca após a Segunda Guerra para combater insetos que transmitiam doenças como a malária.

Hoje em dia, existem vários métodos de combate à pragas rasteiras e voadoras como baratas, pulgas, formigas, escorpiões, traças, lacraias e carrapatos e o DDT não é mais utilizado, mesmo assim muita gente utiliza esta nomenclatura ao se referir ao controle de Pragas.

Alguns anos depois, pesquisadores descobriram alguns efeitos colaterais deste inseticida e que ele poderia provocar doenças em seres humanos.

Com a proibição da fabricação e comercialização do produto, outros laboratórios começaram a produzir novos inseticidas que fossem menos tóxicos ao meio ambiente e ao ser humano. Com isso, começaram a utilizar o termo “desinsetização” para desvincularem o produto do antigo pesticida.

Desinsetizar significa controlar insetos como baratas, moscas, mosquitos, traças, carrapatos, aranhas e outros insetos

Outros termos também são utilizados quando falamos em Controle de Pragas. Despulização para o controle de pulgas, descupinização para o controle de cupins e desratização para ratos.