As engrenagens são objetos mecânicos de diferentes tamanhos compostos por rodas dentadas que ao serem acionadas imprimem movimento ao eixo ao qual estão conectadas. Essa frase parece trecho de aula de Física, mas o assunto aqui é mesmo pertencente à Biologia.
Quem respondeu ao título desta postagem com a opção “homem”, está enganado. Um artigo recém publicado na revista americana Science aborda a curiosa descoberta de um sistema de engrenagens nas patas de um inseto, o Issus coleoptratus.
Apesar do seu tamanho minúsculo, essa espécie de percevejo tem um corpo muito engenhoso. Entre a pata traseira e o corpo, o Issus possui uma engrenagem que servem para dar impulso ao seu salto. O que mais impressionou os cientistas foi a perfeição desse sistema, com um encaixe perfeito e funcional das engrenagens. Veja de forma detalhada na animação abaixo:
Essa importante descoberta mostra que a natureza está muito a frente da humanidade mesmo em invenções que acreditamos serem do homem. E que ela é ainda mais perfeita do que podemos imaginar.
Com informações do site Update or Die.