A urina e as fezes de ratos e ratazanas apresentam grave perigo para a saúde do ser humano e animais domésticos. Por isso, além de desagradável, tê-las em casa é um risco constante. Os ratos e as ratazanas podem carregar micro-organismos causadores de enfermidades como Hantavirose (vírus do gênero hantavírus eliminados nas fezes, urina e saliva de roedores) e Leptospirose (bactérias existentes nos rins e liberadas através da urina). Portanto, saber como lidar com essas pragas e mantê-las longe da sua casa, é uma questão de responsabilidade.

preco-e-contato

Por vezes, os roedores, perambulando pela casa em busca de comida e de um local quente, instalam-se em lugares onde causam, além de bastante espanto, muita sujeira e um sério perigo para nosso bem-estar. Uma vez nos armários e guarda-roupas, as chances de ter as roupas contaminadas por fezes e urina dos ratos é grande. Mais do que isso, é preocupante.

Se você sofre com o problema de dejetos de ratos e ratazanas nas roupas, saiba que não é necessário descartá-las. Utilizando as medidas e os cuidados certos na hora da higienização, os perigos à saúde podem ser eliminados. A técnica responsável da Insetan recomenda que, para se fazer uma limpeza eficaz, ela deve ser completa. Para começar, a máquina de lavar precisa passar por um processo de descontaminação antes de ser utilizada.

Na hora de lavar as roupas, primeiramente, retire as fezes e submeta-as a um ciclo de lavagem comum. Em seguida, realize uma higienização com algum produto de alto teor bactericida do tipo Lysoform e finalize com mais uma lavagem convencional. Quando as roupas já estiverem secas, passe-as com o ferro em temperatura bem alta.

Avelar também alerta para a importância de manter o guarda-roupas livre de ratos e ratazanas para evitar outras contaminações. Por isso, contrate um serviço de dedetização confiável e com técnicos qualificados para eliminar pragas e focos de infestações.

Foto: Pexels.