Lugar de cérebro é na cabeça, certo? Depende da espécie.

Algumas aranhas, por exemplo, têm partes do cérebro nas pernas, já que o tamanho do órgão extrapola os limites de suas cabeças. Realmente é muita coisa para um corpo tão pequeno.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Americano Smithsonian Tropical Research Institute (STRI), o sistema nervoso central das menores aranhas do mundo pode ocupar até 80% de suas cavidades corporais e aproximadamente 25% de suas pernas.

Mas e as formigas, onde ficam seus cérebros?

Outra curiosidade fascinante do mundo dos insetos são as formigas que podem ser infectadas por um fungo no cérebro. Nesse caso, o mais surpreendente é a forma de atuação desse fungo do gênero Cordyceps: ele se infiltra na formiga e se alimenta dos órgãos não-vitais. Na segunda fase desse processo, o fungo realiza uma espécie de lavagem cerebral na formiga.

As substâncias químicas lançadas pelo fungo forçam o inseto a escalar uma planta até o topo, onde a formiga é finalmente morta pelo fungo. E a situação fica ainda mais macabra: da cabeça da formiga morta brota um pequeno cogumelo, espalhando mais esporos para infectar outras formigas.

Achou curioso o caso das formigas? Aqui estão mais algumas curiosidades fascinantes sobre esses pequenos insetos:

  1. Superforça: Formigas podem levantar objetos que são até 50 vezes o seu próprio peso corporal. Isso seria o equivalente a um ser humano levantando um carro!
  2. Organização Social: As formigas vivem em colônias altamente organizadas que podem variar em tamanho, desde algumas dezenas de indivíduos até milhões. Cada colônia tem uma hierarquia clara, com uma rainha, operárias e, em algumas espécies, soldados.
  3. Comunicação Química: As formigas se comunicam principalmente através de feromônios, substâncias químicas que elas liberam para enviar mensagens umas às outras. Esses sinais químicos podem indicar a localização de comida, alertar sobre perigo ou ajudar a coordenar atividades dentro da colônia.
  4. Capacidade de Agricultura: Algumas espécies de formigas, como as formigas cortadeiras, são conhecidas por sua capacidade de “agricultura”. Elas cortam pedaços de folhas e as levam para o ninho, onde cultivam fungos que servem de alimento para a colônia.
  5. Colônias Superorganizadas: Em algumas espécies, como a formiga de fogo (Solenopsis invicta), as colônias podem se unir para formar supercolônias. Essas supercolônias podem se estender por vastas áreas geográficas e conter milhões de formigas, todas trabalhando em conjunto.

Confira agora as vespas.

Por último, mas não menos interessante, temos os cérebros minúsculos e potentes das vespas. A vespa da espécie Megaphragma mymaripenne, dona de um dos menores sistemas nervosos entre os insetos, com apenas 7.400 neurônios, consegue realizar tarefas complexas como voar, procurar comida e encontrar locais corretos para depositar seus ovos.

Tarefas que são extremamente desafiadoras para tão poucos neurônios, especialmente quando comparadas com as formigas ou moscas, que possuem cerca de 340 mil neurônios para executar atividades semelhantes.

Veja essas e outras curiosidades sobre o cérebro de alguns animais aqui. E para combater formigas na sua casa, conte com a melhor dedetizadora de Belo Horizonte, a Insetan. Para isso, solicite um orçamento gratuito clicando aqui.