Não adianta. Elas aparecem ao menor sinal de alimento e infestam todo o ambiente. Se for doce então, parece que as formigas ficam ainda mais atentas e agem com ainda mais furor. Mas porque será que estes insetos têm tamanha preferência por alimentos que tenham açúcar? E quanto aos adoçantes artificiais? Será que eles têm o mesmo efeito?
Formigas e açúcar: o que você realmente precisa saber
Aqui está a explicação: estes insetos se alimentam de fungos e utilizam os alimentos ricos em carboidratos para cultivá-los. A sacaroese, presente em alimentos ricos em carboidratos (açúcares), são prontamente degradáveis por microorganismos decompositores. Desta forma, as formigas não se alimentam do açúcar encontrado em nossas cozinhas, e sim utilizam estes alimentos ricos em sacarose para produção de seu alimento: os fungos.
Elas gostam de adoçantes?
De acordo com o entomologista Márcio Pie, ouvido pela Revista Galileu, por mais que os adoçantes consigam ‘enganar’ o paladar humano, com seu gosto até trezentas vezes mais doce que o açúcar comum, estes produtos artificiais não apresentam sacarose e sim sacarina, que não pode ser decomposto por microorganismos e transformado em fungos. Por essa razão, elas não costumam atacar os adoçantes.
Veja mais:
Saiba mais sobre as formigas de cozinha
Formigas, um problema de saúde pública
Dicas para afastar as formigas de alimentos
Como evitar formigas em casa?
Para evitar que estes insetos te incomodem na cozinha e acabem encontrando o que poderiam considerar a verdadeira mina do tesouro (a vasilha onde você guarda o açúcar), é importante tomar algumas precauções como manter alimentos que contenham sacarose (incluindo o açúcar) em recipientes vedados, sempre limpar as migalhas que geralmente caem de pães, bolos, etc e seguir o Blog da Insetan, que traz sempre dicas bastante úteis.
A maneira mais eficiente, no entanto, é contar com ajuda profissional. Nesse caso, que tal nos solicitar um orçamento gratuito? Isso é fácil e rápido. Basta clicar aqui.