Reduzir o acúmulo de lixo orgânico (restos de comida em geral, cascas de frutas e de ovo, sacos de chá e café, folhas, caules, flores, aparas de madeira, cinzas) significa combater a infestação de pragas urbanas em sua casa. O lixo orgânico é o principal atrativo para o aparecimento de pragas.

Portanto, tenha alguns cuidados e reduza a produção de lixo orgânico em sua casa. Veja como:

• Fazer compras diárias (quando possível) ou semanais. Dessa forma você adquiri apenas aquilo que vai consumir logo.

• Pensar no cardápio da semana, para a que o alface ou tomate não murchem na sua geladeira, caso não forem usados

• Aproveitar os restos. Frutas maduras demais podem ser ruins para consumir frescas, mas ainda dão ótimas compotas e recheios para doces. O feijão que sobra do almoço pode virar uma sopa para o jantar.

• Aprenda a consumir as cascas: casca de banana dá uma ótima torta. Casca de abacaxi pode ser um suco muito nutritivo. Casca de batata também se come junto com a batata (além de poupar um tempão descascando). Casca de ovo desidratada e moída serve de fonte de cálcio e é imperceptível misturada na comida.

• Reduza a quantidade de óleo fazendo o mínimo de frituras. Todo óleo que sobrar guarde numa garrafa pet. Ele pode virar sabão para limpeza geral

O pão que sobrou de ontem pode ser a torrada de hoje. E aquela torrada que ninguém mais quer vira farinha de rosca, que pode ser usada para fazer pão caseiro, bolos e outras iguarias.

Não estoque carne nem embutidos (salsicha, lingüiça, hambúrgueres) e laticínios, sempre as compre frescas para consumo imediato, pois, mesmo na geladeira, estragam muito fácil.

Dicas: Green Nation