Você provavelmente deve se lembrar daquelas bolinhas brancas, bastante utilizadas há alguns anos com o intuito de repelir insetos. Muita gente acredita, no entanto, que a substância seja útil para matar baratas e traças, mas será que este produto, que lembra muita gente das casas das avós, pode realmente acabar com estas pragas?
A Naftalina é o nome comercial dado ao Naftaleno, substância química capaz de sublimar (ou seja, passa direto do estado sólido para o gasoso). O Naftaleno não é capaz de matar baratas ou traças, mas apenas mantê-los longe. O cheiro que é liberado quando a naftalina está se tornando gás incomoda bastante os insetos e faz com que eles se afastem de locais próximos ao foco daquele aroma.
Por que a naftalina entrou em desuso?
O produto caiu em desuso há algum tempo devido aos riscos de intoxicação aos seres humanos, especialmente às crianças, que podem, facilmente, confundir o produto com uma bala e ingerí-la. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o produto não seja utilizado, por ser um possível cancerígeno. Mesmo assim, seu uso não é proibido no Brasil. Os danos causados pela ingestão ou pela inalação contínua desta substância podem ser bastante graves e, por isso, não é a melhor opção para evitar que alguns insetos estejam próximos.
Dentre os sintomas mais frequentes da intoxicação por naftaleno estão: dores de cabeça fortes, confusão mental, lesões no fígado e nos rins, irritação nos olhos, na pele e no aparelho respiratório, dentre outros. Em caso de ingestão, que pode provocar vômitos, diarreia e convulsões, procure atendimento médico imediatamente.
E para acabar de vez com as baratas, melhor solicitar um orçamento gratuito para a Insetan.
Conteudo atualizado em 8 de janeiro de 2022