Até a década de 1960, ainda se ouvia falar de percevejos de cama no Brasil. As pessoas viajavam, se hospedavam em hotéis simples e estalagens e sofriam com a coceira que os percevejos de cama provocavam com suas picadas.
Esse problema diminuiu com o uso de inseticidas clorados da época, principalmente o DDT, com alto poder residual, que era aplicado em locais infestados.
As infestações por percevejos de cama ficaram restritas a populações mais pobres, sendo encontrados principalmente nas favelas e presídios.
Hoje, essa praga é bem conhecida em alguns países da Europa, nos Estados Unidos e Austrália. Suas populações cresceram e são encontradas em todas as classes sociais nesses países. Brasileiros, em viagens ao exterior, podem ter tido contato com a praga, mas podem também ter trazido alguns insetos para casa.
Os percevejos de cama são encontrados em locais próximo de seu hospedeiro, o homem, o cão, o gato e até mesmo as aves. Podem ocorrer em residências, hotéis, cinemas, teatros e transportes coletivos, como ônibus, trens e metrôs. Cruzeiros marítimos e aviões também podem estar infestados.
Como reconhecer se existe uma infestação por percevejos de cama:
• Picadas que coçam e normalmente estão alinhadas;
• Manchas escuras e pequenas nos lençóis (fezes dos percevejos);
• Cheiro de percevejo “maria-fedida”.
Onde procurá-los:
• Nas dobras de colchões, cobertas, estrados e cabeceiras de cama, sofás, entre outros, próximos a locais de descanso.
Como reconhecer o percevejo de cama:
• São insetos sem asas, de corpo achatado, coloração marrom avermelhada, de 4 a 7 mm de comprimento (do tamanho de uma semente de maçã) e que têm o hábito de ficarem agrupados.
O que fazer diante de uma infestação de percevejos:
• Se puder, chame um controlador de pragas com experiência no controle de percevejos de cama;
• Faça aspiração com aspirador de pó em todas as frestas da cama, estrado, colchões, travesseiros ou qualquer outra superfície onde foram observados os insetos;
• Lave a roupa de cama e coloque em uma secadora de roupas até secarem. Se não tiver uma secadora, deixe as roupas ao sol pleno até secarem.