Para tirar as suas dúvidas sobre dedetização e pragas urbanas, o blog da Insetan separou uma seção para responder perguntas. O “Pergunte ao especialista” reúne respostas cedidas pela equipe Insetan para te ajudar a combater as pragas urbanas.

Pergunta enviada por Adriana Anacleto de Carvalho:

Estou com problemas com camundongos. Não descobri quantos são, mas ele ou eles estão passeando pela casa toda, mesmo nos locais onde não existem alimentos. Não estou deixando nada sobre a pia da cozinha e meu lixinho ficam fechado, meus armários não têm frestas suficientes pra eles entrarem e não existe vestígio de que tenham entrado, além disso não tenho nenhum animal em casa. Não sei de onde eles estão retirando alimento, já que tenho a impressão que se instalaram dentro de casa. Estou com dúvidas quanto ao modo de desinfecção das roupas, utensílios e objetos em geral e o que faço pra acabar com eles visto que não tenho como pagar uma empresa para tal. A minha preocupação é ainda maior por ter um bebê de seis meses. O que faço? Me auxilie, por favor!

Adriana,

Pode ser que tenha entrado num momento em que alguma porta de sua residência estava aberta, ou até mesmo vindo de modo passivo (“carona”) com algum material adquirido.

Se for realmente camundongo pode ter feito ninho em sofás, armários, forno de fogão, atrás de geladeira. Camundongos têm muita afinidade com o homem por isso a facilidade de conviver no interior de residências.

O ideal é realmente contratar uma empresa de controle de pragas para que seu problema seja resolvido. Caso não tenha condições verifique com a Regional responsável pela área de sua residência, porque algumas vezes eles prestam atendimento.

Quanto à higienização deve ser criteriosa. Recomendo que você faça o controle o quanto antes já que seu bebê está na fase de engatinhar no piso (este fato pode acarretar algum problema de saúde na criança). Lave toda roupa dos armários onde está verificando sua ação com abundância de sabão, se possível utilize algum alvejante e água quente como forma de esterilizar a roupa (principalmente da criança). No piso limpe-o com bastante cautela utilizando cloro ou outro similar.

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar
Bióloga – Responsável Técnico
CRBio16.441/4-D
(31) 3423-2500 /  (31) 9361-8427

____________________________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Adriana Anacleto de Carvalho:

Oi, Viviane. Obrigada pelas orientações. Tenho só mais uma pergunta: devo fazer a higienização de tudo em casa ou só verificar fezes, os utensílio da cozinha e objetos da casa toda. Limpo com cloro puro ou diluído e em que proporção? Ah, vou entrar em contato com o centro de zoonoses da minha cidade e verificar se eles realizam o serviço de desratização. Obrigada novamente!

Adriana,

Como você tem um bebê em casa, recomendo que seja feita higienização em tudo. Os roedores andam bastante e podem estar percorrendo algum outro caminho que você não tenha detectado.

Higienize com cloro puro, mas cuidado com seu bebê. O odor é forte e pode causar algum problema para ele. O ideal é que ele esteja em outro ambiente bem ventilado.

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar
Bióloga – Responsável Técnico
CRBio16.441/4-D
(31) 3423-2500 /  (31) 9361-8427

____________________________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Catia Andrea Eugenio Leal:

Durante a aplicação do veneno para matar o mosquito da dengue em minha casa, o cheiro me fez mal. Estou sentindo mal estar, estômago ruim não posso sentir cheiro algum. Quero saber o que fazer. O que usar para melhorar? Obrigada.

Cátia,

Não podemos precisar se foi realmente o produto aplicado o causador de seu mal estar. Saliento que, geralmente, os produtos utilizados para controle de mosquitos não desencadeiam esse tipo de reação por você relatada. Possivelmente você já possui uma sensibilidade maior a presença de qualquer tipo de odor (como, por exemplo, hipersensibilidade a perfumes) e em caso afirmativo poderia realmente causar desconforto da mesma forma e intensidade do desconforto causado por um creme ou até mesmo por perfume.

Para que seja diagnosticado de forma correta você deve ir até um médico de sua confiança e levar a ficha técnica do produto aplicado para que seja analisada e determinada a correlação da sintomatologia apresentada com as reações possíveis ao produto aplicado. Diante deste quadro seu médico determinará o melhor tratamento a ser realizado.

Sempre à disposição,

Viviane Alves de Avelar
Bióloga – Responsável Técnico
CRBio16.441/4-D
(31) 3423-2500 /  (31) 9361-8427

____________________________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Luciana:

Gostaria de saber as principais orientações dos cuidados que devem ser tomados para um programa de controle de pragas tais como desinsetização, desratização e descupinização em locais que abrigam medicamentos. Obrigada.

Luciana,

O local de manipulação e acondicionamento de medicamentos deve ter um programa de controle de pragas rígido e preventivo.

O controle deve observar também as características construtivas e organizacionais do ambiente. Nas prateleiras de armazenamento devem ser utilizados processos alternativos de controle, como por exemplo, aplicação de gel inseticida.

Quando referimos ao controle de cupins deve ser realizada inspeção minuciosa de toda área para assim determinar a aplicação mais adequada à espécie infestante e diante desta determinação serão repassadas todas as questões referentes aos cuidados.

Com relação à desratização o ideal é que esta seja realizada no perímetro externo da edificação e que esta possua todo sistema de barreiras físicas impeditivas à entrada de pragas (não apenas roedores, mas também insetos, aracnídeos).

Sempre à disposição,

Viviane Alves de Avelar
Bióloga – Responsável Técnico
CRBio16.441/4-D
(31) 3423-2500 /  (31) 9361-8427