Em vários posts do blog, a Dedetizadora Insetan mostrou como a dengue pode trazer muita dor de cabeça. Agora, o biólogo e pesquisador Antônio Pancrático de Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), descobriu que a planta conhecida como Coroa de Cristo é um prato cheio para o mosquito da dengue, literalmente.

O professor, que é doutor em Entomologia (ciência que estuda os insetos), afirma que a planta serve de alimento para o mosquito. Tanto o macho quanto a fêmea pode completar um ciclo de vida, uma média de 30 dias, apenas se alimentando das flores da Coroa de Cristo. Ela contribui para a manutenção da população do mosquito transmissor da dengue. Ou seja, possuir essa planta em casa significa manter uma população perigosa de Aedes aegypt.

A Coroa de Cristo contribui para a manutenção de mosquitos adultos. Já outras plantas, como orquídeas e bromélias, são favoráveis para a sobrevivência dos ovos e larvas do inseto. A população deve se alertar para as plantas ornamentais, que estão presentes em quintais. Elas podem favorecer a existência de mosquitos e outros insetos, que são extremamente perigosos para a saúde pública.

Para mais informações sobre como combater a dengue, visite o hotsite do Ministério da Saúde.