Dedetização de Cupins
Como acabar com cupins?
–
Dedetização de cupins: Como acabar com cupins?
Se você quer acabar de vez com os cupins, está no lugar certo. Somos a Insetan, a maior e mais tradicional empresa de Dedetização de Belo Horizonte.
Solicite agora um orçamento gratuito para dedetização em Minas Gerais.
E caso queira conhecer um pouco mais sobre cupins, aproveite para conferir nesta página o conteúdo especial que preparamos para você.
Escolha ficar longe dos incômodos e doenças causados pelas pragas. Fale conosco.
Sobre os Cupins
No ambiente urbano, quando se fala em cupins, sempre o associamos a sua ação destruidora de móveis, peças e partes de madeira, usadas nas edificações, por serem esses os elementos mais visíveis. A ação dos cupins nas edificações tem-se ampliado para partes não tão visíveis como as instalações elétricas e telefônicas.
Os cupins são insetos primitivos, sociais; vivem em túneis fechados no solo, madeira ou estruturas suspensas em árvores ou arbustos. As colônias podem apresentar milhares de indivíduos que se organizam numa sociedade de castas, onde cada integrante possui uma função específica.
Consomem madeira e derivados celulósicos. Vivem em ninhos construídos em locais ocultos no solo ou dentro de cavidades (cupins subterrâneos e arborícolas) ou dentro de estruturas de madeira (cupim de madeira seca).
De acordo com interesse econômico, dividimos em dois grandes grupos: cupins de madeira seca ou cupins subterrâneos.
Cupins de Madeira seca
Cupins Subterrâneos e Arborícolas
Considerados um problema sério em áreas urbanas. Comumente vorazes e endógenos na estrutura edificada e em árvores urbanas, mostrando pouco ou nenhum sinal de sua presença, exceto quando a infestação é severa e túneis externos são evidentes. No grupo dos subterrâneos destacamos Coptotermes gestroi, Heterotermes sp. e espécies pertencentes ao gênero Syntermes sp. Dentre os arborícolas, enfatizamos as espécies pertencentes ao gênero Nasutitermes spp. Cujas infestações são aparentes, porque túneis são comumente construídos com material cartonado escuro e são bem visíveis em superfícies expostas de paredes, tetos e pisos.
Solução contra cupins:
A Insetan tem a solução no controle de qualquer espécie de cupim. Ligue para nossa central de atendimento que daremos todas as informações sobre o controle convencional e o inovador Sistema Sentricon de eliminação de colônias de cupins subterrâneos.
Que tal conhecer um pouco mais sobre cupins e dedetização contra cupins? Utilize o índice abaixo e vá direto ao assunto de seu maior interesse.
Saúde e Prevenção
Quais são as principais doenças transmitidas por baratas?
Antes de chegar até sua casa, as baratas podem ter passado por ambientes infestados por microorganismos causadores de doenças. Não importa se foram vírus, bactérias ou fungos: caso a barata tenha tido contato, pode levá-los para sua casa. Por causa disso, é extensa a lista de doenças que uma barata pode transmitir. Entre as principais estão a salmonelose, toxoplasmose, hepatite.
Quais são os principais cuidados que devo tomar para prevenir infestação por baratas?
Pequenos cuidados podem ser muito eficazes para evitar que baratas ocupem sua casa. Os principais são:
- Evite deixar resíduos de alimentos fora da lixeira. Eles servem como fonte alimentação e podem atrair os insetos.
- Acondicione sempre os alimentos em recipientes fechados. Essa medida também impede a atração de insetos pela disponibilidade de alimentos.
- Busque fechar frestas e orifícios. Eles são importantes locais de alojamento de baratas.
- Estas pragas são atraídas por ambientes com alto teor de umidade, pois servem como fonte de água. A restrição de fontes de umidade é uma medida importante. Confira se em sua residência há algum vazamento ou entupimento.
Quais são as principais doenças transmitidas por cupins?
Cupins não causam nenhum tipo de doença. No entanto, eles causam prejuízos econômicos, por danificarem os mais diversos tipos de materiais.
Quais são os principais cuidados que devo tomar para evitar infestação por cupins?
Muita gente não sabe, mas o tratamento do solo na pré-construção de uma edificação auxilia na prevenção de infestação por cupins subterrâneos. É importante, também, considerar a utilização racional de materiais celulósicos, além de buscar contar sempre com madeiras tratadas.
Quais são os principais sinais de infestação por cupins?
Os principais sinais de infestação por cupins são:
- Grânulos amarelados semelhantes a grãos de areia expelidos por orifícios de madeira são indícios de infestação por cupins de madeira seca;
- Presença de túneis de terra ou ninhos cartonados são indícios de infestação por cupins subterrâneos;
- Danos em vegetações em áreas externas podem ter origem em infestações por diversas espécies de cupins.
Onde cupins costumam se abrigar?
O principal local de instalação do cupim depende de cada espécie. Os principais são:
- Cupins de madeira seca constroem seus pequenos ninhos na estrutura de madeira infestada.
- Cupins subterrâneos podem se abrigar da seguinte forma:
- Algumas espécies constroem seus ninhos em estruturas edificadas
- Algumas espécies são arbóreas
- Algumas espécies constroem ninhos subterrâneos debaixo da terra e vegetação
- Cupins epígeos constroem ninhos semelhantes a murunduns em lotes e pastos.
Quais são os tipos de cupins mais comuns?
No Brasil, as principais espécies de cupins encontrados nas cidades são:
- Cryptotermes brevis (Cupim de madeira seca);
- Coptotermes gestroi, Heterotermes tenuis (Cupins de solo);
- Nasutitermes spp (Cupins Arborícolas);
- Syntermes sp. (cupim de grama);
- Cornitermes cumulans (cupim de montículo);
Dedetização de Cupins
É possível combater cupins com soluções caseiras?
Infelizmente não. No caso de cupins não é possível nenhum tipo de controle. Soluções caseiras podem refugar o cupim para um outro local e até mesmo aumentar a infestação.
Quais as principais diferenças entre soluções caseiras e soluções profissionais para dedetização de cupins?
- Soluções caseiras são ineficiente e ainda podem “disseminar” os cupins para outras áreas, aumentando a infestação.
- Soluções de pronto uso, de venda livre e de uso domiciliar (aquelas que podem ser adquiridas em supermercados), devido a suas características químicas, não são eficazes como as formulações profissionais. Um outro ponto a ser considerado é que sobre a eficiência da aplicação: ela está diretamente ligada à técnicas adequadas de aplicação e à biologia do inseto. Além disso essas soluções quando aplicadas de forma inadequada podem acarretar a refugagem para outros locais disseminando e aumentando a infestação.
- Soluções profissionais garantem a qualidade e a eficiência do efeito inseticida, possuem baixa toxicidade aos seres humanos, aos animais não alvos e ao meio ambiente.
Quais são os principais métodos profissionais utilizados para dedetização de cupins? Em que situação cada um é utilizado?
Os métodos são selecionados a partir do tipo de cupim e do local em que ele se encontra.
Os principais são:
- Barreira química vertical – metodologia empregada no controle de cupins subterrâneos das espécies Coptotermes gestroi, Heterotermes tenuis., Nasutitermes sp., dentre outros.
- Barreira química horizontal, também conhecida como tratamento de solo – método utilizado principalmente para controle de cupins que infestam gramados como os pertencentes aos gênerosSyntermes sp., Cortaritermes sp. eReticulitermes sp.
- O controle de cupins de madeira seca ou brocas de madeira envolve basicamente a imunização química de toda a peça infestada. Este processo é realizado através da aplicação de produto domissanitário dissolvido em solvente orgânico em toda peça infestada. A utilização de solvente orgânico para preparação da calda é fator importante para que não ocorram danos na estrutura física da madeira a ser tratada.
- Fumigação é um método utilizado basicamente no controle de Syntermes sp. Onde há evidências e observação de olheiros.
- Sistema de Iscagem Sentricon – consiste na instalação de iscas químicas inibidoras de crescimento em dispositivos denominados estações de solo que são instalados ao redor do perímetro das estruturas, com o objetivo de detectar e eliminar os cupins subterrâneos, através da isca Recruit* II. Para o controle dos cupins no interior da estrutura, são utilizadas estações aéreas denominadas Recruit* AG, instaladas sem a necessidade de perfurações ou quebra de parede.
Quais são os principais locais a serem dedetizados?
- Para cupins de solo: isso depende da metodologia de combate que será utilizada.
- Para cupins de madeira: todas as peças que estão infestadas.
- Para o controle de cupins arborícolas e cupins de grama deve ser realizada barreira química específica.
- Para controle de cupins de montículo deve haver o controle químico interno e em seguida a remoção mecânica da estrutura epígea e hipógea do montículo.
Os cupins somem logo após a dedetização?
Apenas tratamentos de cupins de madeira seca e cupins de montículo que a eficácia do controle é imediata. As demais espécies de cupins o controle é gradual.
De quanto em quanto tempo preciso refazer a dedetização?
A periodicidade de controle depende da espécie de cupim infestante e técnica utilizada.
É preciso ficar fora do ambiente que será dedetizado? Por quanto tempo?
Depende do tipo de cupim a ser controlado e a técnica de controle a ser utilizada. Esses aspectos são determinados após avaliação do local e espécie infestante.
É preciso ter cuidados especiais com crianças, idosos e animais domésticos?
As recomendações são específicas a cada técnica e produto a ser utilizado. E a especificação é realizada somente após avaliação profissional do tipo de cupim e a técnica e produto mais eficazes ao controle.
O que é levado em conta na realização de um orçamento para dedetização contra traças?
O tamanho da área que será dedetizada, a acessibilidade dos locais que serão dedetizados, a metodologia de combate que será empregada, o deslocamento da equipe até o local, e a quantidade de aplicações/visitas necessárias.
O que devo considerar na hora de contratar um serviço de dedetização contra cupins?
A eliminação de cupins nem sempre é simples, exigindo técnicas e cuidados profissionais. Por isso, antes de contatar uma empresa, procure verificar se ela apresenta:
- Documentação conforme RDC n.º 622 da ANVISA
- Alvará de licença Sanitária
- Vínculo do responsável técnico
- Relação dos produtos e a comprovação de que os produtos são registrados na ANVISA
- Funcionários utilizando os equipamentos de segurança (EPI’s) necessários e exigidos: luvas, máscaras, uniformes de manga longa, botas, etc.
- Valores oferecidos compatíveis com o mercado, desconfiando de propostas tentadoras e garantias “prolongadas”.
- Idoneidade e bons antecedentes, confirmando se esta possui know-how para execução dos serviços.
- Equipamentos adequados ao tipo de serviço que será realizado.
- “Assistência técnica compartilhada” onde a empresa pratica medidas de controle e fornece ao contratante medidas preventivas a serem adotadas;
A dedetização da Insetan dá garantia no serviço? Como funciona?
A garantia para cupins é dada de acordo com avaliação técnica de cada ambiente, levando-se em conta a espécie infestante e a técnica utilizada.
Orçamento Grátis para Dedetização em Minas Gerais
Para se manter longe de doenças e desconfortos causados por pragas, entre em contato conosco para dedetização, limpezas técnicas e desentupimentos.
A prevenção de infestações por pragas é a melhor maneira de cuidar de sua saúde.