Certamente você já passou ou conhece alguma pessoa que tenha passado por uma situação semelhante: ao pegar um livro na estante ou uma roupa no armário, descobre alguns “buraquinhos” nada desejáveis.
Encontrar esses pequenos orifícios em livros e roupas nunca é um bom sinal: geralmente eles estão associados a uma infestação de traças.
Nessas horas, além da decepção por ter um livro estragado ou não poder usar uma roupa que você gosta muito, bate a dúvida: como essas traças foram parar em casa? Para responder essas e outras questões, melhor começar entendendo o que são traças. Traças: quem são elas?
Na visão de um biólogo, nada mais é que um nome genérico para um grande número de animais, pertencentes a duas ordens distintas: Lepidoptera e Thysanura. A ordem Lepidoptera está associada às traças de roupas. Em um primeiro momento de sua vida, elas se apresentam na forma de larva.
Conheça sobre o serviço dedetização de traças em BH
Depois, passam por uma metamorfose e se transformam em mariposas.
As traças de livros, por sua vez, são da ordem Thysanura. Sua aparência quando ninfa é bem semelhante à dos adultos Essas não passam por metamorfose. Como as traças vão parar na nossa casa? As traças de livros, geralmente, aparecem porque levamos algum livro contaminado para casa.
Por isso, especialmente se for comprar um livro em sebos, tenha o cuidado de verificar se eles não estão infestados.
De todo modo, por via das dúvidas, vale a pena adotar alguma medida preventiva, como a explicada neste post.
As traças de roupas, por sua vez, podem aparecer caso uma mariposa entre em casa e coloque seus ovos em uma peça do vestuário – ou, claro, a peça chegue em casa já contaminada. Em ambos os casos, depois que a infestação aconteceu, o melhor caminho é sempre contratar uma empresa especializada para combatê-la de modo eficaz.
Do contrário, livros e roupas, que muitas vezes têm um valor emocional incalculável, podem se perder. Traças: o que mais preciso saber? Prevenção é sempre um bom caminho para evitar infestação por traças. Por isso, separamos 3 dicas especiais para você ficar livre desses insetos. Higienização Mantenha os tapetes, colchões e sofás higienizados.
Uma ótima alternativa é fazer periodicamente uma lavagem a seco.
Além de deixar tudo com cara de novo, o serviço pode ajudar na eliminação de pequenos focos de traças. Lave periodicamente as roupas, mesmo as limpas Muita gente tem aquelas roupas que usa apenas uma ou duas vezes ao ano. Se esse é o seu caso, vale a pena tirá-las do guarda-roupas periodicamente e colocá-las para lavar. Uma outra opção é colocar essas roupas em sacos plásticos, protegendo-as do contato com insetos. E nunca, mas nunca mesmo, guarde uma roupa sem estar lavada – mesmo aquelas que você acabou de comprar.
Mantenha armários e estantes iluminados e arejados Traças, tanto as de livro quanto as de roupas, adoram lugares escuros e úmidos. Por isso, manter os armários e estantes iluminados e arejados pode ser de grande ajuda. Todas essas dicas, no entanto, valem para os casos em que você ainda não detectou uma infestação na sua casa.
Caso já tenha detectado, o melhor é sempre solicitar o auxílio de uma empresa de dedetização especializada, como a Insetan. Para um orçamento sem compromisso contra as traças, clique aqui.