O Aedes aegypti está aí, causando, transmitindo doenças por atacado: dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela. Mas a turma dos insetos transmissores de doenças, sempre disposta a aprontar mil e uma confusões, possui vários outros integrantes. Conheça alguns:

#5 – Barbeiro

Assim como o Aedes aegypti, o barbeiro é um vetor de doenças. Ou seja, ele transmite ao homem vírus ou parasitas que estão alojados em seu corpo. Ao picar sua vítima, o barbeiro também deposita suas fezes contaminadas pelo parasita Tripanosoma cruzi, causador da doença de Chagas (que leva à insuficiência cardíaca).

#4 – Anopheles

Outro poderoso vetor de doenças é o mosquito Anopheles, que ao picar o homem transmite o parasita Plasmodium – causador da malária.

#3 – Mosquito-palha

Este pequeno mosquito transmite com sua picada o protozoário Leishmania, causador da leishmaniose (doença que atinge a pele, as mucosas ou mesmo os órgãos internos).

#2 – Mosca tsé-tsé

Áreas rurais de dezenas de países africanos sofrem com a incidência da doença do sono, transmitida por esta mosca, contaminada com o protozoário Trypanosoma brusei. A pessoa infectada fica confusa, fraca e com problemas de coordenação. O ciclo do sono também é afetado, provocando ataques de sono durante o dia.

#1 – Mosca negra

Também conhecidas como borrachudos, as pequenas moscas negras podem transmitir o verme Onchocerca volvulus, causados da cegueira dos rios (ou mal dos garimpeiros). O nome se dá porque o verme pode se alojar no globo ocular, causando cegueira irreversível.
 
Fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/ciencia/3020/turma-do-aedes-conheca-outros-cinco-insetos-que-transmitem-doencas