Muitas pessoas ficam em dúvida sobre a forma correta de usar a palavra dedetizar, que segundo o Dicio, significa “usar DDT ou qualquer outro inseticida”.
Quando falamos, nem damos tanta atenção, pois a pronúncia das palavras dedetizar e detetizar são tão parecidas que acabamos confundindo.
A maior dúvida da maioria da população surge quando há necessidade de escrever.
Segundo o dicionário Aurélio, a forma correta para se referir à aplicação de inseticidas é dedetizar. O verbo dedetizar vem da palavra dedetização e é um neologismo da substância Dicloro Difenil Tricloretano (popularmente chamado de DDT). O DDT é um pesticida que foi muito usado contra insetos na Segunda Guerra Mundial e, dada sua nocividade, desde 2009 seu uso, fabricação e comercialização encontram-se proibidos no Brasil pela Lei nº 11.936.
Dedetizar também é a forma registrada pelo VOLP (Vocabulário Ortográfico da Lingua Brasileira), documento oficial de registro das palavras em língua portuguesa, mantido pela Academia Brasileira de Letras. Trata-se de um verbo transitivo direto cuja divisão silábica é de-de-ti-zar. Vale registar que desinsetizar é considerado seu sinônimo.
Se o certo é detetizar, por que as pessoas escrevem detetizar?
A norma-padrão da língua portuguesa ainda não é acessível a toda população. Desvios, especialmente os ortográficos, são muito comuns. No caso específico, a confusão se dá pela semelhança sonora na vocalização dos fonemas fonemas /t/ e /d/. As pessoas “escutam errado” e acabam escrevendo errado.
Vale saber
Com o passar dos anos o termo dedetização passou a ser usado para se referir a todas as substâncias similares, assim como acontece com as marcas Gillete, Xerox e Bombril. É por isso que, embora o uso do DDT no Brasil seja proibido, o termo dedetização continua sendo usado para se referir ao combate de pragas urbanas.
Exemplos de uso da palavra dedetizar
- Se insetos começarem a aparecer em sua casa, melhor chamar a Insetan para dedetizar
- Ao dedetizar sua residência, você protege a saúde da sua família
- Dedetizar ainda é a melhor maneira de ficar livre de insetos e outras pragas urbanas
Palavras cognatas à dedetizar
Palavras cognatas são aquelas que possuem uma mesma raiz ou origem etmológica. Pode-se dizer que são palavras pertencentes a uma mesma “família”, por terem semelhança na sua escrita ou em seu significado. Desse modo, para dedetizar, temos as seguintes palavras cognatas:
- dedetização;
- dedetizado;
- dedetizador;
- dedetizadora;
- dedetizante;
- dedetizável.
Veredicto
A maneira correta de se grafar e falar é, então, dedetizar e dedetização. Por consequência, as formas detetizar e dedetização, bem como as menos conhecidas deterizar e deterização estão incorretas. De todo modo, na dúvida, vale usar o verbo desinsetizar, que é considerado um sinônimo.
Atualizado em 14/02/2022